Menu
Facebook twitter Google Plus LinkedIn

as 7 maiores inovações tecnológicas para Saúde em 2015 e para o futuro

27 de novembro de 2015 - Estilo de vida e saúde
as 7 maiores inovações tecnológicas para Saúde em 2015 e para o futuro

O ano de 2015 já está se finalizando, mas quando se fala de Tecnologia para Saúde, falamos de um setor que nunca para de se superar. Com mais tecnologia disponível, mais opções para que os médicos possam oferecer a seus pacientes, significando tratamentos melhores e mais rápidos para seus pacientes.

A seguir, você confere as 7 maiores inovações tecnológicas para Saúde em 2015 e para os anos vindouros:

1) NANO ROBÔS NO SANGUE

Medicina direta as 7 maiores inovações tecnológicas para Saúde em 2015 foto 1

Embora estejamos longe de usarmos nano robôs hoje em dia, um futuro onde esta possibilidade será concreta está cada vez mais próximo. Um dos usos esperados para essa tecnologia está nos tratamentos de quimioterapia, que podem chegar a ser 1000 vezes mais potentes sem causar efeitos colaterais. Há diversos tipos de nano robôs sendo construídos para diversos tipos de uso, como o de destruir bactérias, levar oxigênio, potencializar a cicatrização e até reparar células.

2) EXPERIÊNCIA HOSPITALAR
Bright lights at the end the hospital corridor. The concept of life and death.
Nós todos sabemos que visitar um hospital é uma experiência desgastante. Para contornar essa situação, há empresas desenvolvendo quartos que proporcionem conforto tanto para o paciente, quanto para seus cuidadores. O quarto também torna possível a troca de componentes arquitetônicos e eletrônicos para se adaptar mais facilmente às necessidades do paciente.

3) SIMULADOR CIRÚRGICO

Simulador-Cirurgico-Medicina direta as 7 maiores inovações tecnológicas para Saúde em 2015 foto 1

Muito semelhante aos simuladores de voo, o simulador cirúrgico é um robô onde cirurgiões podem praticar suas técnicas. Permitindo experiências semelhantes às cirurgias reais, cirurgiões em treinamento ou cirurgiões profissionais têm a oportunidade de experimentar e errar em um ambiente simulado. Mais importante, o simulador dá a estes cirurgiões as ferramentas necessárias para realizar os procedimento corretamente quando chegar a hora de realizar cirurgias em vidas estão em jogo.

4) IMAGENS HOLOGRÁFICAS

imagens-holograficas-Medicina direta as 7 maiores inovações tecnológicas para Saúde em 2015 foto 1

Infecções hospitalares são um problema ainda muito complicado de se solucionar. Nos Estados Unidos, 2 milhões de pessoas contraem alguma infecção, enquanto 100 mil chegam a óbito por causa delas. Uma forma de contornar o problema seria com o uso de hologramas que substituiriam mouses e teclados de computadores, que não costumam ser limpos adequadamente. Com menos superfícies para se tocar, é possível diminuir as chances de infecções dentro de hospitais.

5) EXAMES DE SANGUE MELHORES

Medicina direta as 7 maiores inovações tecnológicas para Saúde em 2015 foto 3

Os exames de sangue como os conhecemos estão com os dias contados. Há empresas que estão propondo testes feitos com micro amostras de sangue. Além de uma experiência melhor para o paciente, os custos laboratoriais também passarão por reduções substanciais.

6) TRANSFERÊNCIA DE DNA MITOCONDRIAL

Medicina direta as 7 maiores inovações tecnológicas para Saúde em 2015 foto 4

A transferência de DNA mitocondrial é quando dois pais contribuem normalmente para uma fertilização in vitro e um terceiro contribui com o DNA mitocondrial. Apesar dos primeiros testes terem sido feitos com sucesso nos anos 90, a razão da sua presença nesta lista é que estes procedimentos estão sendo reconhecidos pelo seu potencial. A redução das doenças de genes relacionados pode significar um tempo mais longo de vida e até mesmo a eliminação de doenças do coração, fígado e surdez.

7) CAPACIDADES HUMANAS AUMENTADAS

brilliant_mind_cs2
Um dos avanços mais surpreendentes da atualidade é o uso de próteses controladas pela mente. Através de uma extensa pesquisa sobre a forma como a mente controla seus membros foi possível desenvolver uma tecnologia que lê a atividade cerebral e envia sinais para os componentes que controlam as funções motoras de seus membros protéticos.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *